quinta-feira, 4 de junho de 2020

Aula de História do dia 06/04/2020

AULA DE HISTÓRIA REFERENTE AO DIA 06/04/2020

ORIENTAÇÕES: Copiar os textos no caderno e realizar as atividades. Bjinhos e boa semana!!

O TEMPO CIRCULAR

            Para tentar conseguir a proteção dos deuses e dos seres mágicos, os antigos realizavam festas no início das principais estações do ano. Nessas ocasiões, celebravam rituais e faziam oferendas aos seus deuses.

            As festas eram celebrações coletivas. O tempo festivo somava-se ao tempo cotidiano, das tarefas e dos trabalhos diários necessários à sobrevivência e à manutenção da vida comunitária.

            Nas festas, porém, o comportamento das pessoas era diferente. As celebrações eram marcadas por danças, bebidas, comidas, jogos e oferendas.

            A festa era (e ainda é) um tempo extraordinário, diferente do tempo das obrigações. Algumas festas duravam muitos dias.

            As primeiras festas ajudavam a marcar o tempo anual. Eram, portanto, instrumentos de demarcação de tempo.

            As festas que se repetiam (e ainda se repetem) a cada ano revelam um tipo de tempo: o tempo circular ou tempo cíclico.

 

O TEMPO DOS MITOS

            A criação do mundo, dos seres humanos, dos animais e dos vegetais foi atribuída aos deuses. Muitos povos elaboraram suas explicações para o surgimento do Universo a partir de forças mágicas transformadas em divindades. É interessante notar que o tempo em que os deuses "criaram e viveram junto dos seres humanos" é apresentado como um tempo indeterminado.

            Esse tempo é indeterminado porque não apresenta referências matemáticas. "Naquele tempo", "No princípio", "Quando os deuses habitavam a Terra", "Era uma vez" são maneiras de se referir a um tempo distante e indefinido: o tempo das origens.

            As narrativas dos mitos apresentam ações realizadas pelos deuses em um passado muito distante. Essas ações deveriam servir de exemplo para os seres humanos a ser repetidas nos rituais e celebrações.

            PARA MEDIR O TEMPO

            Presente, passado e futuro são noções necessárias para a organização dos estudos sobre o tempo e sobre a História.

            Como você sabe, para situar diversos acontecimentos, utilizamos algumas medidas de tempo: horas, meses, anos, que são criações humanas. Hoje em dia, já nos acostumamos a usá-las normalmente.

            Essas medidas são ferramentas feitas com base na observação da natureza há milhares de anos: nascer e pôr do Sol, fases da Lua, agrupamentos de estrelas, períodos de calor, frio, secas ou chuvas intensas.

            As primeiras medidas de tempo foram elaboradas para atender às necessidades de sobrevivência de grupos humanos do passado. As divisões, a criação de instrumentos e suas denominações variaram ao longo da História e das sociedades.

            A aplicação da matemática e o uso de datas permitiram o surgimento da cronologia. Para medir quantidade de anos foram criadas outras medidas: décadas (período de dez anos), séculos (períodos de cem anos), milênios (período de mil anos).

           

COMO PODEMOS CALCULAR O SÉCULO

            O século é uma unidade de tempo muito utilizada pelos historiadores e é, geralmente, escrito em algarismos romanos: século I, século II, século III e assim por diante. Há duas regras práticas para saber a que século pertence determinado ano.

Se a data que estiver sendo examinada terminar com dois zeros, o século então corresponde ao(s) primeiro(s) algarismo(s) que estiver à esquerda desse número. Exemplos:

Ano 300 a.C.: O ano 300 a.C. está inserido no século III a.C., já que cortando os dois zeros, 300, resta o número 3.

Ano 1700 d.C.: O ano 1700 d.C. está inserido no século XVII d.C., já que cortando os dois zeros, 1700, resta o número 17.

Ano 2000 d.C.: O ano 2000 d.C. está inserido no século XX d.C., já que cortando os dois zeros, 2000, resta o número 20.

Mas quando o número não termina em dois zeros é só eliminar a unidade e a dezena que o compõe, somando o(s) algarismo(s) restante(s) ao número 1. Exemplos:

Ano 1450 a.C.: O ano 1450 a.C. está inserido no século XV a.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 1450, e somando o resto com 1, teremos 14+1=15.

Ano 736 d.C.: O ano 736 d.C. está inserido no século VIII d.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 736, e somando o resto com 1, teremos 7+1=8.

Ano 2001 d.C.: O ano 2001 d.C. está inserido no século XXI d.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 2001, e somando o resto com 1, teremos 20+1=21.

 

 

 

 

 

ATIVDADES

            Calcular os séculos e colocar as respostas em números romanos.

a) 995 =

b) 1201 =

c) 1990 =

d) 1800 =

e) 500 =

f) 2001 =

g) 2014 =

h) 2000 =

i) 1703 =

j) 1802 =

k) 1600 =

l)  1500 =

m) 1501 =

n) 200 =


Nenhum comentário:

Postar um comentário