BOM DIA ALUNOS,
ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM!
A AULA DE HOJE SERÁ: 03 PEQUENOS TEXTOS PARA COPIAR NO
CADERNO, CADA TEXTO TEM UMA PERGUNTA, QUE DEVERÁ SER RESPONDIDA NO CADERNO.
APÓS RESPONDEREM NO CADERNO. TIREM FOTOS DOS CADERNOS E ENVIEM!
QUALQUER DÚVIDA
PERGUNTEM!
Copie e leia o texto abaixo, para responder a questão 01.
O
sanfoneiro só tocava isso!
Geraldo
Medeiros e Haroldo Lobo
O
baile lá na roça foi até o sol raiar
A
casa estava cheia, mal podia se andar.
Estava
tão gostoso aquele reboliço,
Mas
é que o sanfoneiro só tocava isso!
De
vez em quando alguém vinha pedindo pra mudar,
O
sanfoneiro ria, querendo agradar,
Mas
parece que a sanfona tinha qualquer enguiço,
É
que o sanfoneiro só tocava isso!
QUESTÃO 01
(SAEP 2012) Segundo o texto, a sanfona parecia com defeito porque (A) o
sanfoneiro sempre tocava a mesma música.
(B)
o sanfoneiro ria, querendo agradar.
(C)
a casa estava cheia e tinha muito reboliço.
(D)
o baile na roça foi até o sol raiar.
A raposa e a cegonha (Fábulas de Esopo.)
A
raposa sabida resolveu, em um belo dia, convidar a comadre cegonha para jantar
em sua toca. Querendo pregar uma peça na cegonha, serviu uma suculenta sopa num
prato raso. Como era de se esperar, a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor
problema, mas a pobre da cegonha, com seu bico comprido, mal pode tomar uma
gota. Ainda que morta de fome, a cegonha não disse nada. A raposa fingiu que
estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas ela
nada falou. Agradeceu a gentileza da raposa e ainda a convidou para um jantar
no dia seguinte em sua casa. Fazia questão de retribuir a gentileza da comadre
raposa. No outro dia, na casa da cegonha, assim que chegou, a raposa se sentou
lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra iria
servir. O jantar veio para a mesa numa botija alta de estreito gargalo onde a
cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma
saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Com
mais fome do que vergonha, ela aprendeu muito bem a lição e, enquanto ia
andando para casa, pensava: “Não posso reclamar da comadre cegonha, ela me
tratou da mesma maneira que a tratei”. Moral da história: Não faça ao outro aquilo
que não quer que lhe façam.
QUESTÃO 02 (SAEP
2013) A disputa está clara nessa fábula. Há um momento em que a cegonha quer
“dar o troco” na raposa. A frase que demonstra claramente essa ideia é
(A) “A raposa
fingiu que estava preocupada”.
(B) “assim que
chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços...”
(C) “Fazia
questão de retribuir a gentileza da comadre raposa”.
(D) “O jantar
veio para a mesa numa botija”.
O elefantinho
Onde vais elefantinho?
Correndo pelo caminho,
Assim tão desconsolado?
Andas perdido bichinho?
Espetaste o pé no espinho?
O que sentes pobre coitado?
– Estou com um medo danado.
– Encontrei um passarinho.
MORAES, Vinícius
de. A Arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Cia das Letras, p.36.
QUESTÃO 03 (Prova
da Cidade - 2010) O elefante estava correndo porque
A) espetou o pé
no espinho e sentia dor.
B) estava com
medo de um passarinho.
C) estava
procurando um bichinho perdido.
D) ficou perdido
e desconsolado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário