quarta-feira, 24 de junho de 2020

AULA DIA 22/06/2020 - PRODUÇÕES INTERATIVAS- PROFº Pâmella




 BOM DIA ALUNOS, ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM!
A AULA DE HOJE SERÁ: 03 PEQUENOS TEXTOS PARA COPIAR NO CADERNO, CADA TEXTO TEM UMA PERGUNTA, QUE DEVERÁ SER RESPONDIDA NO CADERNO. APÓS RESPONDEREM NO CADERNO. TIREM FOTOS DOS CADERNOS E ENVIEM!

QUALQUER DÚVIDA PERGUNTEM!
Copie e leia o texto abaixo, para responder a questão 01.
O sanfoneiro só tocava isso!
Geraldo Medeiros e Haroldo Lobo
O baile lá na roça foi até o sol raiar
A casa estava cheia, mal podia se andar.
Estava tão gostoso aquele reboliço,
Mas é que o sanfoneiro só tocava isso!
De vez em quando alguém vinha pedindo pra mudar,
O sanfoneiro ria, querendo agradar,
Mas parece que a sanfona tinha qualquer enguiço,
É que o sanfoneiro só tocava isso!

QUESTÃO 01 (SAEP 2012) Segundo o texto, a sanfona parecia com defeito porque (A) o sanfoneiro sempre tocava a mesma música.
(B) o sanfoneiro ria, querendo agradar.
(C) a casa estava cheia e tinha muito reboliço.
(D) o baile na roça foi até o sol raiar.

A raposa e a cegonha (Fábulas de Esopo.)
A raposa sabida resolveu, em um belo dia, convidar a comadre cegonha para jantar em sua toca. Querendo pregar uma peça na cegonha, serviu uma suculenta sopa num prato raso. Como era de se esperar, a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre da cegonha, com seu bico comprido, mal pode tomar uma gota. Ainda que morta de fome, a cegonha não disse nada. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas ela nada falou. Agradeceu a gentileza da raposa e ainda a convidou para um jantar no dia seguinte em sua casa. Fazia questão de retribuir a gentileza da comadre raposa. No outro dia, na casa da cegonha, assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra iria servir. O jantar veio para a mesa numa botija alta de estreito gargalo onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Com mais fome do que vergonha, ela aprendeu muito bem a lição e, enquanto ia andando para casa, pensava: “Não posso reclamar da comadre cegonha, ela me tratou da mesma maneira que a tratei”. Moral da história: Não faça ao outro aquilo que não quer que lhe façam.
QUESTÃO 02 (SAEP 2013) A disputa está clara nessa fábula. Há um momento em que a cegonha quer “dar o troco” na raposa. A frase que demonstra claramente essa ideia é
(A) “A raposa fingiu que estava preocupada”.
(B) “assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços...”
(C) “Fazia questão de retribuir a gentileza da comadre raposa”.
(D) “O jantar veio para a mesa numa botija”.

O elefantinho
 Onde vais elefantinho?
 Correndo pelo caminho,
 Assim tão desconsolado?
 Andas perdido bichinho?
 Espetaste o pé no espinho?
 O que sentes pobre coitado?
 – Estou com um medo danado.
 – Encontrei um passarinho.

MORAES, Vinícius de. A Arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Cia das Letras, p.36.
QUESTÃO 03 (Prova da Cidade - 2010) O elefante estava correndo porque
A) espetou o pé no espinho e sentia dor.
B) estava com medo de um passarinho.
C) estava procurando um bichinho perdido.
D) ficou perdido e desconsolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário