Texto com
início/ meio/fim
Início :
Quando apresentamos o assunto/ delimitar o assunto/ chamar a atenção
para o que queremos escrever. Também chamamos de introdução.
Meio :
desenvolvimento ( meio do corpo do texto). O aluno coloca um assunto rasoável, lógico.
Desenvolve o assunto ou a história, por isso é a parte maior do texto, com
aproximadamente 20 a 30 linhas.
Fim. Quando damos uma conclusão da
história, do texto. Também chamamos de conclusão. Deve, como na introdução, do
início, ter poucas linhas.
Exercício
A incapacidade
de ser verdadeiro'' de Carlos Drummond de Andrade
(In:Contos
Plausíveis) e responda:
Paulo tinha
fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões
da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no
pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e
ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa
como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela
chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao
sétimo céu, a mãe decidiu leva-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas
abanou a cabeça:
- Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.
1) Divida o texto acima identificando:
A) Início -
B) Meio -
C) Fim –
2) Escolha um temas de sua preferência e escreva um texto
observando o conhecimento sobre: início, meio e fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário