Aula programada do dia 29 de junho
Entendendo um pouco a carta do descobrimento do Brasil
1) A Carta de Pero Vaz de Caminha se refere várias vezes ao Capitão - mor. Quem é ele na carta?
2) Em que ano chagaram as caravelas de Cabral ao Brasil e como a terra achada foi descrita a Dom Manuel?
3) Na Carta fica claro um primeiro confronto entre a chegada dos portugueses e o que encontraram em terra. Que confronto foi esse?
4) Quais as peculiaridades contidas na Carta de Pero Vaz de Caminha?
5) Ao relatar a nudez das índias a Dom Manuel, O capitão faz menção a que?
6) Ao receber a Carta, Dom Manuel, teve a ideia de terra perfeita. A que se deve essa impressão de Dom Manuel?
7) Transporte um trecho da Carta onde fica claro a ideia de colonização.
8) Qual missão cabia a Dom Manuel com relação a terra encontrada?
9) Na sua opinião, ao ler a Carta, qual a ideia de Brasil colônia e Brasil Hoje?
10) Se você fosse descrever o Brasil hoje ao rei de Portugal, como você descreveria?
OBs: A Carta é um documento sobre a descoberta do Brasil, que na Literatura chamamos de Literatura informativa. O Quinhentismo nada mais é a literatura informativa descrevendo o achado das terras brasileiras...claro, depois vem a questão da catequização dos índios pelo padre Anchieta que deu início a Literatura religiosa escrita no Brasil...
Nenhum comentário:
Postar um comentário