terça-feira, 16 de junho de 2020

O período entreguerras:

    Com a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, as forças aliadas (Tríplice Entente) se fortaleceram e venceram o conflito, impondo pesadas perdas à Alemanha.

    A Alemanha sofreu desmembramento de seu território no continente europeu e no seu império colonial.


    Dominação colonial - Ásia:

    Do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as áreas coloniais na Ásia foram ampliadas.

    A Revolução Bolchevista:

    Foi no contexto da Primeira Guerra Mundial que, em 1917, aconteceu a Revolução Bolchevista na Rússia, que alterou as fronteiras do antigo Império Russo com a independência dos países bálticos: Lituânia, Letônia e Estônia.

Ao final da Primeira Guerra, assim como o Tratado de Versalhes, que penalizava a Alemanha, também foi assinado o Tratado de Saint-Germain, determinando a fragmentação do Império Austro-Húngaro com a criação de novos Estados: Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Áustria e Iugoslávia.


A União Soviética:

A União Soviética nasceu, em 1922, como consequência da Revolução Russa que derrotou o domínio dos czares.

Era constituída por 15 repúblicas soviéticas socialistas: Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Ucrânia, Belarus (Bielo-Rússia), Cazaquistão, Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Moldávia, Quirguízia (Quirguistão), Tadjiquistão, Turcomênia (Turcomenistão) e Uzbequistão.


Responda as questões abaixo:

  1. O que ocorreu com a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?

___________________________________________________________

  1. O que ocorreu com o Império colonial alemão?

___________________________________________________________

  1. Observe o mapa da partilha da África, e identifique os territórios que, antes de 1914, pertenciam à Alemanha.

__________________________________________________________

  1. Para que potências foi entregue o domínio desses territórios no período entreguerras?

__________________________________________________________

  1. Relacione os territórios asiáticos com as potências dominadoras.

( 1 ) - Reino Unido            (   ) - Filipinas.

( 2 ) - França            (   ) - Cingapura.

( 3 ) - Holanda            (   ) - Iraque.

( 4 ) - Estados Unidos        (   ) - Coreia.

( 5 ) - Japão                (   ) - Líbano.

___________________________________________________________

  1. Quais os países bálticos?

___________________________________________________________

  1. Que acontecimento histórico propiciou a sua independência?

___________________________________________________________

  1. Qual foi o tratado que penalizava a Alemanha ao final da Primeira Guerra?

___________________________________________________________

  1. O que determinava o Tratado de Saint-Germain?

___________________________________________________________

  1. Quais Estados foram criados a partir da fragmentação do Império Austro-Húngaro?

__________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário