quinta-feira, 4 de junho de 2020

Aula de História do dia 13/04/2020

AULA DE HISTÓRIA REFERENTE AO DIA 13/04/2020

ORIENTAÇÕES: Corrigir as atividades (as respostas estão abaixo em vermelho) Copiar o texto no caderno e realizar a atividade. Bjinhos e boa semana!!

ATIVDADES (respostas)

            Calcular os séculos e colocar as respostas em números romanos.

a) 995 = Século X

b) 1201 = Século XIII

c) 1990 = Século XX

d) 1800 = Século XVIII

e) 500 = Século V

f) 2001 = Século XXI

g) 2014 = Século XXI

h) 2000 = Século XX

i) 1703 = Século XVIII

j) 1802 = Século XIX

k) 1600 = Século XVI

l)  1500 = Século XV

m) 1501 = Século XVI

n) 200 = Século II

 

CRIACIONISMO

            O criacionismo é um modelo de explicação para a origem de tudo o que existe no universo. Os defensores dessa ideia acreditam que a vida e todas as coisas existentes foram criadas por um Deus superior e eterno. A visão criacionista está presente em várias culturas antigas, como a egípcia, a hebraica e a de muitos povos indígenas americanos.

            O modelo criacionista com o maior número de defensores na sociedade atual foi elaborado com base na tradição judaico-cristã e está fundamentado no livro Gêneses, da Bíblia. Segundo a narrativa bíblica, no princípio não havia nada. Por sua vontade, Deus criou o céu, a terra, a luz, os vegetais, os astros, os animais das águas, do ar e da terra e, por fim, o homem, para habitar o mundo recém-criado.

            O criacionismo hoje tem várias correntes, desde aquelas que defendem a narrativa bíblica até as que procuram combinar o princípio da criação com explicações evolucionistas.

EVOLUCIONISMO

            O evolucionismo é atualmente a teoria aceita pela ciência para compreender como surgiu a enorme diversidade de seres vivos que habitam a Terra. Segundo essa teoria, as espécies de seres vivos passam por mudanças ao longo do tempo, diversificando-se e dando origem a novas espécies.

            O pensamento evolucionista, embora fosse mais antigo, ganhou força no século XIX com os trabalhos dos naturalistas CHARLES DARWIN e ALFRED WALLACE. Eles tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo, observar e estudar diversos ambientes, animais, plantas, fósseis de seres já extintas, rochas e condições naturais em diferentes regiões do planeta.

SELEÇÃO NATURAL

            De maneira independente, Darwin e Wallace chegaram à conclusão de que os seres vivos mais bem adaptados ao ambiente, ou seja, que têm características que lhes permitem sobreviver, transmitem essas características às próximas gerações, enquanto os menos adaptados tendem a desaparecer. A esse mecanismo, Darwin deu o nome de SELEÇÃO NATURAL.

            Em 1859, um ano após a publicação das conclusões dos dois cientistas, Darwin publicou um livro que abalou o mundo. Em A ORIGEM DAS ESPÉCIES, ele detalha o processo de seleção natural e traz a ideia revolucionária de que o ser humano, também é resultado do processo de evolução por seleção natural.

 

Questão

01) Escolha uma das teorias: o evolucionismo ou o evolucionismo e fale o motivo pelo qual você acredita mais nela do que na outra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário