quinta-feira, 4 de junho de 2020

Aula de História do dia 14/04/2020

AULA DE HISTÓRIA REFERENTE AO DIA 14/04/2020

ORIENTAÇÕES: Podem imprimir ou copiar o texto e a atividade no caderno. Bjinhos e boa semana!!

 

A TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A ÉPOCA MODERNA

 

Ø  FEUDALISMO E CAPITALISMO

             As relações humanas, porém, nem sempre foram como hoje. A sociedade capitalista atual nasceu das transformações socioeconômicas ocorridas a partir do final da Idade Média.

            A medida que o feudalismo se expandia, ocorria uma série de alterações na vida social europeia. O desenvolvimento das cidades provocou o surgimento de uma importante mudança de mentalidade. O tempo de significados religiosos passou a conviver com o tempo da produção, com o tempo das trocas comerciais, com o tempo dos negócios financeiros. Esse processo de transição do feudalismo para o capitalismo ocorreu lentamente. O capitalismo levou vários séculos para ser consolidado no mundo.

 

Ø  OPERAÇÕES FINANCEIRAS

A partir do ano 1000, as operações de câmbio (troca) começaram a destacar-se nas feiras  cidades como atividades complementares à venda de mercadorias. Produtos como couros, peles, tecidos luxuosos, cereais, especiarias, peixes, vinhos, açúcar e medicamentos eram comercializados nas grandes feiras, que, em geral, se localizavam no cruzamento de estradas com muito movimento.

 

Ø  MOEDAS

O aquecimento da economia feudal levou à circulação de objetos de ouro e prata. Além disso, as intensas relações comerciais desse período (séculos XI e XIII) estimularam a circulação de uma grande variedade de moedas. De tamanho e composição distintos, as moedas eram provenientes de vários lugares. Alguns mercadores com mais prestígio passaram a realizar também operações de câmbio e de avaliação de moedas. Eram os homens da banca, os trocadores de dinheiro (os cambistas), os banqueiros. O dinheiro passou a ter grande importância. Os bancos começaram a surgir.

Ao lado das transações mercantis e das atividades artesanais, ocorreu o desenvolvimento das negociações financeiras. Cheques, notas promissórias, letras de câmbio e, evidentemente, empréstimos faziam parte dos negócios desses banqueiros.

 

Questões:

01) Aponte duas razões para o aumento da cunhagem e da circulação de moedas a partir do ano 1000.

02) Explique quem eram os primeiros banqueiros.

03) Pesquise sobre as moedas que o Brasil teve desde o período colonial. Quais os nomes, cédulas, moedas em metal e período (ano) em que cada uma foi instaurada. Não esqueça de destacar a que mais chamou a sua atenção e diga o motivo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário