quinta-feira, 9 de julho de 2020

Aula História 7 ano 09-07

AULA DE HISTÓRIA 7 ANO 07/07/2020

ORIENTAÇÕES: Copiar o texto no caderno ou pode imprimir e colar. Não esqueça que as atividades devem ser realizadas no caderno e no classroom. Beijinhos e boa semana!


RENASCIMENTO


Desde o século XII, na Europa, começou a se processar uma lenta transformação em termos culturais e mentais. As reflexões religiosas e eruditas não vinham apenas dos mosteiros e das abadias, mas também em escolas urbanas.

Nesses centros inovadores, valorizava-se uma leitura de escritos bíblicos que destacavam a semelhança entre os seres humanos e Deus, como estava escrito no Gêneses (um dos livros do Antigo Testamento). Destacava-se a criação divina como algo bom e belo. Além disso, as escolas fundadas nas cidades enfatizavam o poder da razão humana, orientada pela fé, como elemento de compreensão das obras de Deus.


As cidades e a cultura

As cidades medievais tornavam-se centros de intensa produção intelectual. As atividades urbanas requeriam novas habilidades e conhecimentos. Ler, escrever e calcular eram indispensáveis à prática do comércio.

As novas estruturas políticas, as disputas entre as cidades, os poderes senhoriais e os interesses dos monarcas levaram a uma intensificação dos estudos jurídicos. As cidades ofereciam cursos desde o ensino mais elementar até os altos estudos universitários.

As línguas vulgares começavam a ser utilizadas como meio de comunicação escrita, e, em pouco tempo, dariam origem aos idiomas nacionais (francês, inglês, castelhano, português etc.).

Uma alteração da sensibilidade artística começava a pronunciar-se desde o século XIII com a valorização da cultura clássica (greco-romana), do racionalismo, do espírito crítico (observação das coisas com base na razão) e também do naturalismo (estudo da natureza), ameaçando o controle da Igreja.

Esse movimento de renovação artística e cultural que se iniciou na Europa no século XIII e continuou pelos séculos XV e XVI foi chamado de Renascimento.

Restrito a um pequeno círculo de letrados, o Renascimento procurava estabelecer uma nova orientação para o ser humano.


Uma nova perspectiva nas artes

Em um mundo ainda fortemente marcado pela religiosidade, ocorria uma reorientação de perspectiva: o olhar humano buscava, curioso e atrevido, os mistérios da natureza como forma de aproximação com o plano divino.

O desenvolvimento das artes plásticas marcou a cultura do Renascimento. As pinturas e esculturas renascentistas difundiram, primeiro na Península Itálica e depois para toda a Europa, o ideal da beleza e da perfeição da representação visual.

A arte deixava de ser simbólica e passava a ser marcada por um forte naturalismo. As representações buscavam a máxima fidelidade em relação ao objeto a ser retratado. Nessa busca emergia uma nova perspectiva, um novo olhar sobre o mundo.

Perspectiva, na definição de um pintor da época, significaria “ver através”. Era a busca da multiplicação dos espaços que se abriam no interior das próprias pinturas. Diferenciavam-se, assim, da maioria das representações góticas, restritas a duas dimensões (altura e largura) e essencialmente simbólicas, convidando à meditação dos fiéis.


Três dimensões

Nas artes renascentistas, a perspectiva apresentava os objetos em três dimensões (altura, largura e profundidade), procurando oferecer uma representação mais natural, mais próxima da realidade.

Assim como a matemática passava a organizar o tempo para as transações econômicas, a geometria multiplicava os espaços das representações artísticas. A criação artística humana buscava recriar nas pinturas a própria vida, a natureza e os seres humanos. Afinal, se o ser humano fora criado à imagem e semelhança de Deus, a capacidade criativa da humanidade deveria ser também semelhante à potência criadora de Deus.

O desenvolvimento da nova cultura correspondida às necessidades da burguesia de afirmar-se no interior de uma sociedade dominada pela cultura clerical. Desde cedo, ricos comerciantes, denominados mecenas, patrocinavam os artistas. Além do prestígio político que adquiriram no interior das cidades, esses comerciantes contribuíram para a formação do movimento cultural conhecido por Renascimento, que atingiu seu apogeu nos séculos XV e XVI.


Os Humanistas

Intelectuais e artistas denominados humanistas não poderiam ser considerados antirreligiosos. Pretendiam estabelecer a relação com Deus e com o mundo natural em outros termos, privilegiando a ação do ser humano como investigador dos mais diversos fenômenos, inclusive místicos. Os humanistas desejavam reinterpretar a mensagem do Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade. O ser humano, tido como imagem de Deus, voltava a ser visto como medida de todas as coisas. Esse conjunto de elementos (crença no ser humano como investigador, apreço a sua capacidade criativa e racionalismo) passou a ser denominado humanismo, uma perspectiva filosófica que teria muitas expressões a partir desse período.

No entanto, o teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de toda a vida humana) era superado pelo antropocentrismo (o ser humano como centro do mundo). E passou-se à valorização de temas da cultura greco-romana, sobretudo temas mitológicos. Os manuscritos gregos e latinos foram estudados e analisados.

Tais pensadores desenvolviam seus estudos sobre poesia, filosofia, história, matemática e eloquência. Concebiam o ser humano como um ser dotado de uma criatividade ilimitada, tanto do ponto de vista físico como do espiritual.

A educação era tida como fundamental. E a razão estava acima da fé cristã. Alguns humanistas incluíram atividades físicas e esportes em suas aulas como forma de desenvolver plenamente seus alunos. Em Mântua, na Itália, uma escola de prestígio ensinava equitação, natação e modalidades olímpicas dos gregos.

    

Clique no link para assistir a um vídeo explicativo.

https://www.youtube.com/watch?v=mILMl-dJcqI

Atividade:
01- Aponte 4 características da cultura do Renascimento. 
02- Explique quem eram os mecenas.
 03- Defina Humanismo. 
04- Diferencie teocentrismo de antropocentrismo. 
05- Escolha um dos artistas renascentistas e faça um resumo da sua vida e obra.
06- Escolha uma pintura renascentista e faça uma releitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário